A Lagoa do Taquaral, em Campinas, começou a receber o plantio de árvores na área onde ficavam os eucaliptos. Serão 510 plantas adultas que possuem entre 3 e 4 metros de altura.
Estas árvores, de diferentes espécies, foram fornecidas por meio de TACs (Termos de Acordo de Compromisso) e somam o valor de cerca de R$ 430 mil. De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, as árvores adultas foram escolhidas para agilizar a recomposição da área.
Além dessa ação, ainda é esperado o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas, que serão fornecidas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A proposta de reflorestamento foi apresentada pelo IPA em junho de 2023 e os trâmites estão em andamento.
A decisão de remanejar as árvores na Lagoa do Taquaral foi tomada após a queda de um eucalipto, no início do ano passado, que acabou matando a menina Isabela Fermino, de apenas 7 anos.
Na época, a família havia saído para fazer um piquenique na Lagoa em comemoração ao aniversário de uma prima de Isabela quando o acidente aconteceu.
Para homenageá-la, na próxima quarta-feira, 24, quando completa um ano do incidente, a família da menina fará uma caminhada em volta da Lagoa do Taquaral, às 9h. Durante a ação, uma fita será amarrada de metro em metro na grade localizada no entorno do parque.