O Centro de Saúde do Parque Valença suspendeu os atendimentos nesta sexta-feira, 19 de janeiro, para iniciar a troca de pisos na área da recepção, após o descolamento de uma parte na entrada da unidade. Muitos pacientes foram buscar por atendimento médico logo no início da manhã e encontraram as portas fechadas.
José Carlos dos Santos, repositor, foi levar a sogra para uma consulta que já estava marcada, e não sabia da mudança. Maria Tereza da Silva Santos, dona de casa, também foi pega de surpresa. Ela tinha um agendamento pra manhã desta sexta-feira (19).
Marcelo Maroti, coordenador do CS Parque Valença, afirma que todas as consultas e atendimentos programados pra esta sexta-feira (19) serão reagendados, e que as equipes já realizam o contato telefônico com os pacientes desde o início da manhã.
Segundo a administração municipal, os atendimentos serão retomados neste sábado, 20 de janeiro. A farmácia, que fica em uma prédio anexo, continuou funcionando normalmente nesta sexta-feira (19).
A prefeitura informou que a equipe orientou e encaminhou para outros CSs os pacientes foram ao local, e que as agendas desmarcadas foram reagendadas no menor prazo possível.
Afirmou ainda que enviou uma equipe de manutenção ao CS na tarde da última quinta-feira (18), quando ocorreu o incidente. O espaço da recepção foi isolado por funcionários para evitar acidentes com trabalhadores e pacientes. Não houve reflexos no atendimento dos pacientes que já estavam na unidade, uma vez que todos podem acessar ou deixar a unidade por uma porta dos fundos. A suspeita inicial é de que o calor provocou o incidente.
Os reparos devem durar duas semanas. Neste período, a área com troca de pisos fica isolada para garantia de segurança dos usuários e trabalhadores. Não há problemas estruturais no prédio, segundo a Prefeitura.