Cidades da região de Campinas vão receber o novo modelo de urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral, a UE2022, para as eleições municipais deste ano. A informação foi confirmada ao G1 Campinas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Campinas conta com sete Zonas Eleitorais que vão receber 1.046 urnas do modelo UE 2022, ou 41% do total. A cidade tem 2.494 seções eleitorais e cada seção utiliza um equipamento.
Além de Campinas vão receber urnas novas as cidades de Sumaré, Indaiatuba, Americana, Mogi Mirim, Holambra, Artur Nogueira, Hortolândia, Mogi Guaçu, Jaguariúna, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Santo Antônio de Posse, entre outras.
O primeiro turno das eleições vai acontecer no dia 6 de outubro. O eleitor irá eleger prefeito, vice-prefeito e vereador.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a nova urna não tem mudanças na operação e funcionalidade para o eleitor, mas teve alterações estética, técnica e de segurança. São mudanças como processador mais potente, que as tornam 18 vezes mais rápidas que o modelo 2015.
Segundo a Justiça Eleitoral, a urna eletrônica tem uma vida útil de 10 anos.