Fitas cor de rosa simbolizando a dor, saudade e o luto da família e amigos de Isabela Tibúrcio Fermino foram colocadas nas grades da Lagoa do Taquaral nesta quarta-feira.
Há exatamente um ano atrás a menina de 7 anos morreu após ser atingida por um eucalipto de 20 metros de altura. Na ocasião uma jovem de 27 anos também ficou ferida. Ela passou por várias cirurgias e teve alta dias depois.
O ato em memória a Isabela foi feito apenas na parte externa já que a família ainda não consegue entrar no parque. O pai de Isabela, Sérgio Fermino, disse que foram colocadas 330 fitas pra lembrar do legado da filha.
As lembranças daquele 24 de janeiro estão muito vivas em todos nós. No dia da tragédia o capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Baccin, que esteve no local pouco tempo depois do acidente e falou a CBN.
Após a tragédia todos os parques e bosques de Campinas foram fechados e as árvores passaram por uma reavaliação. No caso da Lagoa do Taquaral, o parque foi reaberto ao público em 25 de março do ano passado, após extrações de 181 árvores que poderiam apresentar algum tipo de risco aos visitantes. Na semana passada foi iniciado o plantio de 500 espécies de árvores nativas.
Isabela também será homenageada ao dar nome a um espaço cultural e uma sala de leitura que serão construídos na Lagoa do Taquaral.
A prefeitura de Campinas apresentou laudos que atestam que o eucalipto caiu por conta do solo encharcado após fortes chuvas. Porém o Ministério Público entrou na Justiça com uma ação civil pública pedindo a responsabilização do município pela queda.