Dois anos após a compra, prédio no centro ainda é subutilizado pela Prefeitura

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Há quase dois anos, em fevereiro de 2022, a prefeitura de Campinas anunciou a compra dos prédios onde funcionavam os antigos Colégio e Teatro Bento Quirino, no Centro da cidade. Segundo a administração municipal, as duas edificações foram adquiridas por R$ 11 milhões, pagos aos ex-proprietários dos imóveis. Na época, o valor de mercado estava avaliado em pouco mais de R$ 14 milhões.

O anúncio era que os prédios passariam por reformas ainda em 2022, para utilização das secretarias de Educação e Cultura. Porém, em janeiro de 2024, apenas duas unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram transferidas para as dependências do colégio, com acesso pela Rua Barreto Leme. A reportagem da CBN Campinas esteve no local e constatou que as unidades ocupam somente parte do imóvel.

Quem passa pela fachada do prédio, na esquina com a Rua Luzitana, observa a mesma pintura antiga, com pichações e até o letreiro do antigo colégio. A estrutura conta com 25 salas de aula, 10 salas administrativas e duas quadras de esportes com vestiários, mas não é totalmente utilizada.

Já o Teatro Bento Quirino abrigou a Câmara de Campinas entre 2022 e o janeiro de 2023, enquanto o prédio do legislativo passava por reformas. O espaço foi cedido para uso provisório pela Prefeitura.

O cronograma inicial divulgado pela Prefeitura previa o uso dos dois espaços, devidamente reformados, no início do ano letivo de 2023. A reportagem da CBN Campinas questionou a Secretaria Municipal de Educação, que informou que o teatro já é utilizado como espaço de cultura e lazer para a rede municipal. O prédio tem capacidade para abrigar 540 pessoas, além de sala de apoio e salas administrativas.

A reportagem também questionou se já há uma destinação definida para o restante da estrutura do colégio, uma vez que as unidades da EJA não ocupam todo o prédio. A Secretaria de Educação afirmou que escolas da rede vão usar as demais instalações, como as quadras, por exemplo, e que as reformas do prédio ainda estão em andamento. Já as duas unidades EJA começam a funcionar a partir de 5 de fevereiro, quando começa o ano letivo.

A Secretaria de Educação complementou, em nota, que o prédio do colégio teve o primeiro andar da edificação e as quadras esportivas reformadas. As duas escolas da EJA transferidas para o imóvel funcionavam em prédios alugados pela prefeitura. O segundo andar deve entrar em reforma nesse ano, para abrigar uma terceira unidade de EJA, formando assim um complexo desta modalidade de ensino, assim como cursos técnicos do Ceprocamp.

Já o Teatro Bento Quirino passou por uma ampla reforma e desde o ano passado já cumpre agenda de eventos. Para 2024, todos os meses estão praticamente fechados com eventos, palestras, e formações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.