Cerca 20 pessoas vestindo nariz de palhaço e segurando cartazes se reuniram na manhã desta terça-feira (30) para cobrar que decisões judiciais sejam cumpridas pelo Departamento Regional de Saúde. Elas denunciam principalmente a falta de insumos e medicamentos para quem faz tratamento contra a diabetes.
Maria Carolina Ribeiro Palteanin precisa dos medicamentos desde que recebeu o diagnóstico de diabetes em 2014. Ela conta que faz uso das tiras para medição de glicose e que já foi vítima de falta de respeito por parte dos funcionários.
A decoradora Wânia Dias Lima saiu da farmácia com apenas metade dos insumos que precisa pra fazer o controle da diabetes. Ela chegou cedinho e saiu por volta de 10h30. Ela disse que ficou quase dois anos sem conseguir pegar insulina, mas que hoje após reclamar mais uma vez, a insulina apareceu.
A advogada Vera di Bella diz que há mais de 15 anos frequenta a farmácia da DRS para retirar medicamentos para o filho dela. Ela diz que é necessário um farmacêutico específico no local.
O que diz o Estado de SP
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas informa que está fazendo remanejamento dos insumos para diabetes, arritmia cardíaca e insuficiência renal em garantia do atendimento às demandas judiciais dos pacientes da Unidade Dispensadora de Medicamentos. Além disso, todos os medicamentos estão em processo de aquisição pelo DRS.
Sobre o caso da Wania, o Estado disse ela a fez retirada de insulina nesta terça-feira (30), entretanto, precisa apresentar relatório médico atualizado na Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) para regularizar seu cadastro. Após isso, ela estará apta a retirar os demais insumos. Já a paciente Maria Carolina fez sua última retirada de insumos no dia 4 de janeiro. No momento, não constam pendências no nome dela.