Quinze anos depois, o viaduto sobre o km 97 da Anhanguera que liga o Jardim Garcia ao Jardim Pacaembu foi liberado para o trânsito nesta quarta-feira.
A alça de acesso foi construída em 2009 como contrapartida de uma empresa varejista. O problema é que pra funcionar era preciso algumas obras no entorno do viaduto que ligaria os dois bairros.
Nenhum laudo técnico e de segurança foi apresentado à administração municipal. Em junho de 2016, o local chegou a ser liberado pela própria população, sem o conhecimento da Emdec. Entretanto, foi fechado dias depois.
A AutoBan, concessionária que administra a rodovia Anhanguera, alegou que não era seguro liberar o viaduto sem obras no entorno. Então a concessionária entrou na Justiça e conseguiu uma liminar pra bloquear o acesso até que tudo estivesse concluído.
A Prefeitura de Campinas disse que o procedimento era caro, complexo e precisava ser discutido com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e por conta disso levou tanto tempo pra ser finalizado até ser assumida novamente por uma empresa que se instalou às margens da rodovia.
O secretário de Infraestrutura Carlos Barreiro falou sobre o impacto do viaduto no dia a dia dos moradores e disse que linhas de ônibus tá bem vão passar pelo local.
Essa é a expectativa da dona de casa Ana Cristina Sanches. Ela mora no Jardim Pacaembu e conta que não aguentava mais mudar de rota.
Ainda segundo a concessionária que administra a via, o viaduto faz parte de um pacote aprovado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Campinas.