Estado promete R$ 200 milhões para combate à dengue em todos os municípios

Foto: Reprodução

O governo de São Paulo abriu, nesta terça-feira, o Centro de Operação de Emergências, COE, para lidar com a dengue em todo o Estado.

Serão repassados R$ 200 milhões aos municípios como parte de um plano de ações de combate à doença. O objetivo é atuar na frente assistencial, com apoio de diagnóstico, educação à distância, ampliação na testagem, e com investimentos no Instituto Adolfo Lutz para reduzir o tempo de resposta aos testes que são enviados por todas as cidades paulistas.

Treinamento de agentes, ações de limpeza urbana e a nebulização também estão previstos no plano.

O secretário de saúde, Eleuses Paiva, afirma que, a partir do momento em que toda a sociedade estiver mobilizada contra o mosquito Aedes aegypti, será possível vencer a dengue.

Duas campanhas de comunicação estaduais também estão previstas, uma agora no Carnaval, por causa da grande concentração de pessoas, e também durante os próximos meses, para conscientizar sobre a doença.

Assim como aconteceu com a covid-19, um painel estadual de informações vai ser disponibilizado online para facilitar o acesso aos dados de casos confirmados, notificados e descartados, mortes e métodos de prevenção, como explicou o secretário.

No Estado de São Paulo, houve um crescimento de 60% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse período que nós falamos é a chamada quinta semana epidemiológica, que terminou em 3 de fevereiro. Apesar disso, as mortes caíram no mesmo período analisado: de 24 para 4.

Em Campinas, já são 1.679 casos confirmados até o dia 2 de fevereiro, conforme o último levantamento fieto pela prefeitura, que também tem um painel interativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.