A cota única ou primeira parcela do IPTU dos imóveis residenciais, terrenos e garagens de Campinas vence nesta sexta-feira, 9 de fevereiro. Quem pagar à vista terá desconto de 5%, já lançado no carnê; e quem aderiu ao IPTU Digital e vai pagar a cota única tem mais 1% de desconto, limitado a R$ 100.
Nesta semana, além dos 320.644 mil carnês residenciais, vencem, também, o imposto dos 84.367 terrenos e de 57.615 mil vagas de garagens. Os contribuintes que são isentos devem ficar atentos à taxa de lixo, que também deve ser paga no dia 9.
Em entrevista à CBN, Carlos Alberto Maia, diretor de receitas imobiliárias de Campinas, afirma que as isenções foram ampliadas recentemente pela Prefeitura. Outros contribuintes também podem solicitar a isenção, como aposentados e pensionistas.
Após o vencimento inicial, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. O contribuinte pode pagar o imposto em até 11 parcelas, sempre na data de vencimento, para que não tenha incidência de juros e multas.
No total, foram lançados 508.796 carnês. De acordo com a Prefeitura de Campinas, por se tratar de um imposto municipal, tudo o que é arrecadado com o IPTU fica na cidade: 25% é investido em Educação, conforme determina a Constituição Federal Brasileira, e 17% na Saúde, cumprindo a Lei Orgânica do Município, que estabelece um percentual maior que o da Constituição, que é de 15%.
Obras e programas também são garantidos com recursos do IPTU, com construção de centros de saúde e creches, além das reformas do Centro de Convivência, do Hospital Mário Gatti e do Mercadão. Quem ainda não recebeu o carnê do IPTU 2024 pode emitir a segunda via do imposto pelo endereço https://iptu.campinas.sp.gov.br/, ou no hotsite que pode ser acessado clicando no banner do portal da Prefeitura.