Hospital de Piracicaba deixa de realizar 8 mil exames por conta de tomógrafo quebrado

Foto: HRP/Divulgação

Com o único tomógrafo do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) quebrado desde 2022, o cronograma de cirurgias está sendo comprometido. Mais de 8 mil exames deixaram de ser realizados por conta do aparelho inoperante. 

O equipamento, que auxilia no diagnóstico por imagem de doenças, apresenta problemas intermitentes. O tomógrafo, conforme relata a instituição, apresenta problemas técnicos recorrentes desde a instalação do aparelho, em 2018.

A dona de casa Elizabete Moraes conta que só conseguiu um agendamento para o meio do mês que vem, apesar dos diversos problemas que ela vem enfrentando. 

Segundo o gestor de projetos de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, no momento, a fila é de mais de 400 exames pendentes. 

De acordo com informações relatadas ao portal g1, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que o tomógrafo passa por reparos e disse que os pacientes são atendidos com a realização de exames em outra unidade

E afirma que embora o tomógrafo tenha passado por revisão técnica no dia 19 de janeiro deste ano, ainda necessita de reparos. 

Já a empresa fabricante do tomógrafo, Fujifilm, informou que participou do processo de contratação, com dispensa de licitação, para reparo do equipamento em novembro de 2023, e que cumpriu os prazos de autorização para o conserto. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.