A explosão de casos de dengue em destinos muito procurados durante o Carnaval fez com que pessoas aqui da nossa região revessem os planos para aproveitar a folia em segurança.
A empresária Denise Serradilha vai com uma turma de amigos aproveitar o carnaval de Belho Horizonte. A folia na capital de Minas Gerais cresceu bastante nos últimos anos.
Porém, o aumento no número de casos de dengue na cidade ligou o alerta. Nesta quarta-feira (7) a capital mineira decretou epidemia. Por lá a incidência de casos está em 484,6 por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes já configuram, formalmente, uma situação epidêmica. Por causa disso o repelente já tá na mala da Denise.
O jornalista Gustavo Ramos de Oliveira vai com a família pra região de Poços de Caldas também em Minas Gerais. Morador no Jardim Eulina, ele e outros parentes pegaram dengue aqui em Campinas em dezembro.
Outro destino que também preocupa é o Rio de Janeiro. Nesta semana o prefeito Eduardo Paes decretou estado de emergência em saúde pública por causa da dengue. A medida saiu no Diário Oficial do município desta segunda-feira. A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 11 mil casos de dengue.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zubem explica que quando as pessoas entram em contato com sorotipos que não circulam na cidade e voltam para Campinas, isso pode fazer com que este sorotipo seja introduzido no município.
A Prefeitura de Campinas diz que caso a doença avance na cidade conforme o previsto os centros de hidratação, conhecidos como ‘dengários’ podem ser ativados, assim como a implementação da telemedicina voltada para os casos de dengue.