Bancos de Sangue de Campinas precisam de doações durante o Carnaval

Guilherme Leal/CBN Campinas

O número de pessoas que doam sangue tradicionalmente diminui no Carnaval, porém, essa não é uma realidade que pode ser aceita. Durante esse período os acidentes graves aumentam e é justamente quando o sangue é mais demandando pelos agentes de saúde.

O Banco de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia atende 76% dos hospitais públicos e particulares de Campinas e região e hoje vem tendo dificuldades para manter o serviço. Em um dia ideal pelo menos 40 doações precisam ser feitas, como explica Gisele Vieira, assistente social da instituição.

Neste momento os tipos sanguíneos mais necessitados são O+, O-, A+ e A-. Gisele diz que de cada 1000 pessoas que doam sangue apenas 14 se tornam doadoras regulares. Ela explica o passo a passo para quem pretende em doar pela primeira vez.

A gestora comercial, Cristiane Santiago, passou a ser doadora após uma pessoa de a família precisar. Desde então, ela já se programa pra doar com regularidade.

Uma necessidade familiar também foi a força motriz da jovem Jeniffer Moreto. Como ela gosta bastante de tatuagens, espera cerca de um ano pra fazer a doação. Assim que cumpre o prazo, ela faz questão de contribuir.

Depois da doação o doador recebe um lanche feito na hora pra ele repor as energias. O Banco de Sangue do Centro de Hematologia funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Também é possível doar em outras instituições  como o Hemocentro da Unicamp que funciona das 7h30 às 15h, inclusive na terça de Carnaval e no Hospital Mário Gatti no mesmo horário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.