Os 40 painéis digitais foram instalados em pontos estratégicos de Campinas para avisar a população em caso de alagamento. A ação é uma parceria entre Defesa Civil, a autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Claudionir Thomas De Sá, gerente de operações da Emdec, explica que os alertas serão inseridos nos painéis em tempo real para que os motoristas e pedestres evitem os locais críticos.
A partir dos avisos meteorológicos emitidos pelo Inpe/Inmet, a Defesa Civil de Campinas dispara os alertas que indicam tempestades ou vendavais que podem causar estragos. As informações são enviadas aos painéis pela equipe de profissionais que atuam na Central de Monitoramento da Cimcamp.
As cores divulgadas nos painéis representam os diferentes níveis de alerta definidos pela Defesa Civil. O verde, por exemplo, sinaliza estado de observação ou mensagens de segurança no trânsito; e o amarelo, estado de alerta ou previsão de chuva. Já o vermelho simboliza o estado de urgência e pontos de alagamento, e o preto, estado de emergência. Segundo o gerente de operações da Emdec, o foco das ações é educativo, e visa a autoproteção do cidadão.
De acordo com a Prefeitura, nos três meses da Operação Verão, Campinas entrou em estado de atenção devido às chuvas durante nove dias. Até agora, o maior registro do ano foi em 13 de janeiro, quando o índice pluviométrico atingiu 127 mm.