Os auditores fiscais federais agropecuários decidiram intensificar a mobilização nacional, a partir desta segunda-feira (19). A operação afeta também o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo a assessoria do terminal, as cargas com embalagens de madeira estão sendo liberadas com mais lentidão. Também foi informado que as cargas vivas ou perecíveis não estão sendo prejudicadas.
O grupo reivindica a reestruturação da carreira e melhor condição de trabalho.
Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, não houve acordo em uma reunião realizada na última quinta-feira, dia 15, entre representantes dos auditores e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Janus Pablo Macedo, presidente do sindicato da categoria, aponta que o posicionamento do governo não foi favorável. E que o grupo atua no limite da capacidade em portos e aeroportos, entre outros postos de trabalho.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que no segundo semestre de 2023, teve início o debate sobre reajuste para o ano de 2024.
O reajuste de 9% concedido em 2023 começou a valer a partir de maio, tendo um impacto cheio em 2024. Disse ainda que o orçamento de 2024 já conta esse reajuste na folha de pagamento. E que o governo já se comprometeu em conceder o reajuste de 4,5% no ano de 2025 e a mesma porcentagem no ano de 2026.
A mobilização teve início no dia 22 de janeiro.