Em visita a Campinas, o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresas de Pequeno Porte, Márcio França, disse que o presidente da república, Luiz Inácio “Lula” da Silva, tem as características para entrar na lista de concorrentes ao Prêmio Nobel um dia.
Essa foi a posição do Ministro ao ser questionado sobre as recentes falas do presidente em relação ao conflito entre Israel e Palestina, quando Lula comparou a ofensiva em Gaza com o Holocausto nazista. Por conta disso, o político é visto como persona non grata em Israel, ou seja, não é bem vindo no território.
Durante coletiva de imprensa realizada na Prefeitura Municipal de Campinas, Márcio França afirmou que não cabe a um ministro falar sobre a opinião do presidente, porém, disse que Lula nunca será a favor de intervenções violentas e que o objetivo da fala foi dar mais atenção ao assunto.
Além disso, o ministro colocou o chefe do executivo na mesma lista do ativista indiano, Mahatma Ghandi, e o vencedor do Nobel da Paz de 1993 e ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, de pessoas fadadas a competir pelo prêmio.
Por conta das recentes falas de Lula, a oposição ao governo protocolou um pedido de impeachment contra o presidente. O pedido foi protocolado nesta semana e teve mais da metade das assinaturas vindo do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mesmo com mais de 100 assinaturas, a decisão de aceitar ou não o pedido depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados. No caso, Arthur Lira.
O ministro Márcio França veio à cidade para participar de uma reunião no Salão Azul da prefeitura. No evento, o prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, pediu uma parceria do ministério para a nova casa de apoio ao microempreendedor que deve ser construída em Campinas, além de ver a possibilidade do Sebrae apoiar ações para os 250 anos do município.