A região de Campinas apresentou crescimento de 1,7% no número de matrículas em creche e pré-escola, mas queda de 1,2% no Ensino Fundamental e de 8,2% no Médio. A região vai na contramão do Estado de São Paulo, onde o número de matriculados no Ensino Médio cresceu 3% em 2023. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O levantamento, apresentado na última quinta-feira (22), mostrou ainda que a porcentagem de matrículas nas escolas privadas do país cresceu 4,7%, com cerca de 423 mil novos estudantes, enquanto a rede pública perdeu 500 mil alunos.
Em entrevista à CBN Campinas, o doutor em comunicação e professor Ismael Rocha, avalia que a situação pode estar relacionada à retomada econômica do país após os períodos mais severos da pandemia. Prova disso, segundo o professor, é que além do maior ingresso no Ensino Médio, o número de matrículas no ensino técnico profissionalizante no Brasil aumentou 12% em 2023.
Já na região de Piracicaba, houve recuo em todos os indicadores. As matrículas na creche e na pré-escola tiveram queda de 1,2%, no Ensino Fundamental, de 0,6%, e no Ensino Médio, de 5,6%.