Nos últimos quatro meses, entre os dias 23 de outubro de 2023, quando foi lançado o Programa Centro Mais Seguro, até 25 de fevereiro de 2024, a Guarda Municipal de Campinas registrou 136 prisões efetuadas.
Esses dados foram divulgados no balanço mais recente do programa. Os agentes da guarda também registraram retiraram de circulação 4 quilos e 330 gramas de entorpecentes nas 5.320 ocorrências que ocorreram durante o período.
A GM apreendeu também R$ 5.537,12 em dinheiro, recolheu 383 quilos de fiação de cobre sem procedência e duas armas de fogo. Além disso, 19 veículos foram recuperados e 37 apreendidos.
O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, em um evento na Academia Preparatória da Guarda Municipal, disse que a corporação é um exemplo para outras cidades. Inclusive, ela serve de preparação para agentes de outras Guardas.
O programa “Centro Mais Seguro” intensificou o patrulhamento na região central com guardas municipais que fazem a ronda na modalidade a pé, que soma com o patrulhamento com viaturas motorizadas. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais sensação de segurança para a população que trabalha e circula no Centro.
E para aumentar a segurança na cidade, a Prefeitura de Campinas recebeu a doação de 100 armas de fogo do Governo do Estado de São Paulo, que serão destinadas à Guarda. O armamento são pistolas .40.