Cidades da região de Campinas participam do Dia D de Mobilização Estadual contra dengue. Durante toda esta sexta-feira várias ações serão feitas para conscientizar a população e também para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegpty.
Na metrópole pelo menos 100 agentes da Secretaria de Saúde vão atuar nas visitas aos imóveis nas regiões do Santo Antônio e Santa Rosa.
Haverá instalação de telas de caixas d’água na área do Costa e Silva; nebulização costal nas regiões de abrangência dos centros de saúde Nova América, Santa Bárbara e São Vicente; e nebulização veicular no Vila Vitória.
O trabalho conta com apoio da Defesa Civil, que usará drones para vistorias de imóveis abandonados ou desocupados.
De 1º de janeiro até esta quinta-feira, 29 de fevereiro, a Secretaria de Saúde registrou 10.232 casos confirmados de dengue e uma morte.
Além disso, a Pasta também registrou dois casos importados de chikungunya. Em ambos, a infecção ocorreu no estado de Minas Gerais. O Aedes aegypti é vetor das duas doenças.
Já em Americana as ações vão se concentrar na região do Zincão, no Parque da Liberdade. Os agentes vão realizar a eliminação de criadouros, distribuir panfletos e instalar capas específicas em caixas d’água que não estiverem devidamente tampadas.
O programa Municipal de Controle da Dengue também irá manter uma equipe na rodoviária da cidade, das 9h às 16h para orientação dos moradores. As ações continuam no sábado. As visitas vão acontecer no Jardim Santo Jerônimo.
E em Itatiba, as equipes de saúde irão às ruas com a proposta de incentivar os moradores a reservarem ao menos 10 minutos por dia para olharem o próprio quintal. E assim, impedir o surgimento de criadouros do mosquito.
Haverá nebulização das escolas e creches do Jardim das Nações, como parte dos trabalhos de combate à doença no bairro, intensificados nesta semana.