Criminosos usam ‘deepfake’ para aplicar golpes em nome do Procon

Foto: Prefeitura de Campinas

O Procon Campinas alerta consumidores sobre uma notícia falsa envolvendo o nome do serviço. Imagens e vídeos circulam nas redes sociais informando que o Procon obrigou empresas a devolverem parte de valores gastos com compras para clientes, o chamado ‘cashback’.

Para isso, os golpistas enviam vídeos manipulados com a voz de personalidades ou jornalistas conhecidos, feitos com ‘deepfake’, técnica que usa a inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, em alguns casos, com resultados bem convincentes.

O coordenador de atendimento do Procon Campinas, Eder Gomes, afirma que a informação não deve ser compartilhada, e orienta os consumidores a não clicarem em links associados com a imagem e os vídeos falsos, além de não realizarem nenhum pagamento ou passar dados bancários para terceiros.

Em Campinas, o serviço está recebendo ligações de consumidores que tiveram acesso a essas imagens ou vídeos para confirmar se são reais. Também é possível acessar o site oficial do Procon para confirmar a veracidade das informações.

Caso algum consumidor caia no golpe e realize pagamentos, é preciso registrar um boletim de ocorrência. Se o pagamento tiver sido feito por pix, é possível registrar a reclamação com o banco de origem e também com o banco para onde o valor foi destinado, na tentativa de bloquear a transação.

O coordenador de atendimento do Procon Campinas também informou que os e-mails enviados pelo órgão terminam com a extensão campinas.sp.gov.br. O serviço não envia mensagens via WhatsApp ou SMS.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.