Uso correto do ar condicionado evita choque térmico em onda de calor 

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

A onda de calor chegou e manter uma rotina de trabalho sem pelo menos um ventilador fica quase impossível. Os lugares que têm ar condicionado trazem uma sensação melhor, mas o problema é quando a pessoa precisa sair para o ambiente comum, com temperatura muito alta e umidade do ar baixa. 

O risco de choque térmico existe, mas o médico pneumologista Ricardo Siufi orienta para que o uso do ar condicionado seja feito com temperatura moderada para diminuir o risco de problemas de saúde. 

A umidade baixa causa secura nas mucosas. Nariz, olhos, boca, garganta….os órgãos sentem os efeitos do calor extremo. O pneumologista recomenda hidratação para tentar equilibrar o organismo no período crítico. 

Para quem tem alergia ou asma, os cuidados devem ser dobrados. Mas a inalação não é necessária com frequência, especialmente para quem usa algum tipo de umidificador. Já para crianças, tomar um sorvete ou uma água gelada não têm contraindicação. Os adultos que gostam de uma bebida alcoólica devem acompanhá-la com água. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.