Cientistas negociam solução para órgão que estudava dengue em SP

Acervo Pessoal

Após uma denúncia da Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que tem sede em Campinas, a Secretaria estadual de Saúde irá, em parceria com a associação, elaborar uma proposta para remodelação do Instituto Pasteur. 

Essa decisão foi acordada em uma reunião com o Ministério Público nesta semana. A reunião foi motivada pela denúncia da APqC de que desde a extinção da  Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em 2022, o trabalho dos cientistas e pesquisadores tem sido prejudicado. 

O órgão pesquisava soluções para o controle de doenças endêmicas como a dengue, e com o fim da Sucen, os pesquisadores foram realocados para o instituto Pasteur, e 14 laboratórios deixaram de estar vinculados à Sucen, o que impediu a compra de materiais e manutenção de estruturas necessárias para o desenvolvimento das pesquisas, e com isso os laboratórios ficaram em estado de abandono, e as pesquisas tiveram de ser interrompidas. 

Segundo o MP, os pesquisadores entregaram uma proposta de remodelação do Pasteur para que eles possam ter acesso a recursos necessários para os trabalhos. 

Segundo a pasta, os resultados das demandas, que estão em análise, serão apresentados oportunamente. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.