A região de Campinas segue em estado de atenção para temperaturas extremas, por conta da onda de calor que atinge o Estado de São Paulo. A Defesa Civil de Campinas informou que às 13h20 deste sábado (16), o termômetro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Taquaral, registrou 34,2 C°.
Há risco de insolação, e as orientações das autoridades de saúde são procurar locais arejados, se proteger do sol e manter a hidratação. A atual onda de calor apresenta o potencial de ultrapassar os 35°C em Campinas, representando uma situação excepcional. Há possibilidade de quebra do recorde de temperatura máxima para o mês de março, desde o início das medições em 1989.
A estimativa é do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. Ainda de acordo com o Cepagri, a massa de ar seco, que tem impedindo as nuvens de se desenvolverem nesses dias, começam a se desintensificar neste sábado (16).
Desta forma, a previsão é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado durante a tarde e possibilidade de pancadas isoladas – embora as chances ainda sejam relativamente baixas. As temperaturas ficam entre 22 e 35ºC.
Já para o domingo (17), “a tendência é que a instabilidade retorne com mais força, e o dia deverá ter nebulosidade variável, com períodos de sol pela manhã e momentos de céu parcialmente nublado a nublado a partir da tarde, sendo esperadas pancadas de chuva e temporais associados a chuvas localmente intensas, descargas elétricas e rajadas de vento”, informa o Cepagri. As temperaturas ficam entre 23 e 34ºC.