Rios de Campinas têm qualidade regular, diz levantamento da SOS Mata Atlântica

Thiago Ariosi/TV TEM

A qualidade da água dos rios de Campinas é regular de acordo com levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica e divulgado nesta sexta-feira (22). Os pontos de análise estão no Ribeirão Quilombo, Rio das Pedras e Rio Anhumas.

De acordo com Gustavo Veronesi, coordenador da instituição, houve um aumento no número de pontos que passaram a ser monitorados. Anteriormente a análise era feita apenas no Anhumas. Porém, estar em situação regular não é sinal para tranquilidade.

Em Piracicaba os rios Piracicaba e Tietê tiveram qualidade regular. Assim como o ribeirão Onofre em Atibaia, o rio Camanducaia, em Amparo, o rio Piraí, em Salto e o rio Do Peixe, em Lindóia. Veronesi explica que é muito difícil se chegar à condição de água em ótimas condições, mas que é possível chegar à condição de água boa.

Os principais fatores que contribuem para a degradação dos rios são a falta de coleta seletiva e tratamento do esgoto. Efluentes lançados em rios e córregos menores acabam desaguando nos grandes rios, o que compromete a saúde deles.

Um ponto de melhora da média da qualidade da água foi no Rio Jundiaí, no município de Salto. Nesse trecho específico houve uma convergência de fatores entre poder público e sociedade que fizeram com que a classificação do rio melhorasse de 4 para 3.

O relatório ainda chama atenção para a posição do Estado de São Paulo como um todo. Já que ele foi o único dos 16 presentes na pesquisa a ter resultado considerado péssimo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.