A Secretaria de Saúde de Campinas inicia nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe 2024. As doses serão aplicadas nos 68 centros de saúde da cidade e, neste primeiro momento, exclusivamente aos grupos prioritários
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), Influenza B.
A Chaúla ressalta que mesmo quem tenha tomado a vacina de 2023 deve tomar novamente esse ano já que ela é atualizada anualmente. O público-alvo para receber o imunizante corresponde a 489.358 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.
Poderão ser vacinados idosos (60 anos ou mais), gestantes e puérperas, trabalhadores das áreas de saúde, educação, crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, caminhoneiros.
Também integram os grupos prioritários os trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, entre outros.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização afirma que a população precisa aderir a campanha de vacinação para que mias pessoas não adoeçam e acabem sobrecarregando ainda mais a rede pública de saúde.
Na manhã desta segunda a vacinação já acontecia no Centro de Saúde da Vila Ipê. Denise Lemos levou a mãe e a tia pra tomarem a vacina logo no primeiro dia. Ela diz que todos os anos faz isso já que sempre confiou na eficácia do nosso sistema de vacinação.
Não é necessário fazer agendamento e a população deve chegar no local de vacinação entre 8h e 16h30.