Neste feriado prolongado são realizadas celebrações relacionadas à sexta-feira santa e à páscoa. Neste ano as datas cairam no mês de março, mas nem sempre é assim. E o que ovos de chocolate e o coelho tem algo a ver com a ressurreição de Cristo?
O professor de história Sidney Rocha tira algumas dúvidas relacionadas ao período. Primeiramente, ele explica o motivo de os católicos evitarem o consumo de carne vermelha e consumirem peixe na sexta-feira santa. “Ao contrário do que se imagina, não é um dia para se comer peixe, é um dia para se comer pouco, é um dia para se evitar festas, é um dia de silêncio, é um dia respeitoso, evitar até peixes nobres, celebrar mais a humildade, evitar os prazeres da vida, evitar coisas mais prazerosas, um dia de mais penitência, então é um dia para se evitar comer carne vermelha, qualquer prazer que se tem, inclusive da carne vermelha, e o peixe é uma opção para não ficar sem proteína.”
E por qual motivo na Páscoa, data que marca a ressurreição de Jesus Cristo, há a figura do coelho da páscoa, e ovos de chocolate são dados de presente? Segundo o professor, isso ocorre pela junção de dois eventos que ocorrem na mesma época: A páscoa, e o início da primavera no hemisfério norte. “O coelho é um símbolo de fertilidade, é um símbolo de pureza até, acreditava-se que o coelho poderia reproduzir de maneira assexuada até, então se o sexo é um pecado, a reprodução assexuada seria uma bênção. Vai se associando a essas culturas de trocar ovos porque tem o renascimento da vida, porque chegou a primavera, vem depois a revolução industrial, esses ovos são trabalhados, recheados, agora eles vaziados, recheados com chocolate, e aí entra o século XX com o auge da industrialização do mundo, esse ovo acaba sendo substituído por um ovo de chocolate.
E qual a razão de a data da páscoa mudar a cada ano? “Ficou decidido no conselho de Niceia que a partir do equinócio de Primavera, conta-se a primeira lua cheia, que pode acontecer dali dois dias, dali uma semana. A partir da primeira lua cheia, o próximo domingo é o domingo de Páscoa. Aí volta uma semana, se estabeleceu o domingo de Páscoa, bom, um domingo antes é o domingo de Ramos, e aí, a partir da Quinta-Feira Santa, 44 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas.”
Por conta disso, no ano que vem a Páscoa será em 20 de abril, a sexta-feira santa dois dias antes, e a quarta-feira de cinzas em 5 de março.