A falta de um colírio para realizar exames de glaucoma está complicando o tratamento de pacientes da Policlínica 2, em Campinas. A Leda Castro foi até a unidade de saúde nos últimos dias e voltou para casa sem o atendimento.
A paciente passa por consulta oftalmológica todo semestre para uma avaliação da pressão ocular, procedimento importante para o acompanhamento médico.
Sem o exame desta vez, ela precisaria reagendar, mas sem saber se da próxima vez, o colírio necessário estaria disponível. Diante da incógnita, ela preferiu recorrer a um médico particular.
O glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular e pode levar a cegueira irreversível. Para a médica oftalmologista Ana Carolina Porto Bugalho, o tratamento e exames para estes pacientes são muito importantes.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que precisou substituir o colírio usado na Policlínica 2 porque o produto anterior deixou de ser produzido pelo laboratório fabricante. Com isso, realizou um remanejamento de outro serviço.
Disse ainda que, a Comissão de Padronização da Secretaria já avaliou um novo colírio para padronização, que está em processo de compra.
A Prefeitura negou que há a falta do produto para atendimento e afirmou que as medidas tomadas garantem assistência em saúde a todos os usuários. E que nenhum paciente foi afetado.