A Polícia Federal de Campinas cumpriu na manhã desta quarta-feira (3) mandado de busca e apreensão contra um ex-gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal de Itatiba. Ele é suspeito de movimentar cerca de R$ 1 milhão das contas de clientes.
De acordo com o delegado da Polícia Federal Edson Geraldo Souza, o homem emitiu cartões, realizou PIX e ele se aproveitava de que essas contas eram de pessoas idosas que não faziam um acompanhamento muito detalhado das transações. A fraude foi detectada pela própria Caixa.
Durante as buscas da Operação Replacement foram apreendidos celulares, veículo e itens de luxo adquiridos com dinheiro desviado das contas das vítimas.
A ação de hoje se deu dentro da Operação Replacement, que segundo o delegado, tem objetivo de apurar crimes contra os sistema financeiro que busca manter a segurança do sistema e dos bancos para que as pessoas possam investir com segurança. Os arquivos e documentos apreendidos nesta quarta servirão como base para apurar se outras pessoas estão envolvidas no esquema.
Em nota a Caixa afirmou que atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção e combate a fraudes e golpes.
O banco esclarece que o empregado envolvido foi responsabilizado no âmbito administrativo e não integra mais o quadro de empregados.
O banco disse ainda que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.