A transição entre o outono e o inverno acende o alerta para o aumento das doenças respiratórias. O clima mais seco e a gradual queda nas temperaturas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções, além de problemas como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite.
O pneumologista Flávio Arbex alerta que crianças e idosos, além dos doentes crônicos, são os mais suscetíveis às mudanças típicas da estação. Pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma e rinite, devem manter hábitos saudáveis, além do acompanhamento médico.
As mudanças do outono também impulsionam a circulação dos vírus da gripe, resfriado e da própria covid-19, que ainda não está totalmente controlada. Por isso, o médico ressalta que a vacinação também é uma forte aliada para prevenir essas doenças.
Neste ano, uma novidade é a chegada da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), aprovada pela Anvisa em dezembro de 2023. Segundo o pneumologista, o vírus é historicamente responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em bebês.
De acordo com a Anvisa, a nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório foi autorizada ainda para aplicação em pessoas com 60 anos ou mais, consideradas de risco para a doença.