Dos 68 Centros de Saúde de Campinas, 62 estarão abertos durante todo o sábado (13) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas das 8h às 17h. Já no CS Capivari, a ação ocorre das 8h às 13h.
Segundo a Secretaria de Saúde, cinco centros de saúde ficam fechados neste sábado porque os servidores não aderiram à iniciativa. As unidades são: Esmeraldina, Jardim Santa Odila, Village, Tancredão (Campos Elíseos) e Vila Orosimbo Maia.
Neste momento, os imunizantes são direcionados para grupos prioritários. Este público-alvo total está estimado em 478,2 mil e a meta da Saúde é imunizar 90% de cada um da lista.
Não é preciso agendar a vacinação, e poderão se vacinar as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde ou educação, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo e portuários, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, detentos, e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Nas duas primeiras semanas da campanha foram vacinadas quase 60 mil pessoas, e a ideia é acelerar a ampliação do total de vacinados neste sábado, segundo a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, Chaúla Vizelli. “A gente espera que esse ritmo seja acelerado mesmo. Esse ano a gente conseguiu receber a vacina antes do período da sazonalidade, antes de a gente entrar nos meses mais frios do ano, então é importante que a pessoa receba essa dose o quanto antes para se proteger.”
Ela explica que a vacina é segura, e protege contra os três tipos de gripe mais frequentes. “É uma vacina amplamente já institucionalizada nos nossos protocolos, é extremamente segura e eficaz e protege os três principais tipos de vírus circulantes esse ano, H1N1, H3N2 e o tipo B.”
As vacinas são aplicadas em dose única, com exceção das crianças que receberão o imunizante pela primeira vez. Neste caso é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
A Secretaria de Saúde também informou que decidiu cancelar o esquema de vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes neste sábado para otimizar a campanha do Dia D contra a gripe. A vacinação contra a dengue será retomada na segunda-feira (15) em todos os centros de saúde da cidade.