A prefeitura de Campinas realizou neste sábado o 12º mutirão municipal contra a dengue para recolher resíduos que podem ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Agentes de saúde e voluntários percorreram imóveis de 12 bairros de Campinas, nas áreas do Jardim Fernanda, Jardim Itaguaçu, Pucamp, Campituba, Jardim Marisa, Vila Palmeiras, Jardim São Domingos, Cidade Singer, Jardim Columbia, Jardim Santa Maria, Jardim São Jorge e Jardim Campo Belo e outros bairros na região Sul da cidade.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Nos 11 mutirões anteriores, quase metade dos espaços foi considerada inacessível pelos agentes porque os imóveis e terrenos estarem fechados, desocupados ou os moradores impediram a entrada dos agentes.
Segundo estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, estão nas residências.
Este ano, Campinas confirmou 58.865 casos de dengue, com 11 mortes. A cidade está em epidemia desde o ano passado, declarou situação de emergência em 7 de março, e a Secretaria Municipal de Saúde já divulgou alerta sobre a transmissão da doença em todas as regiões da cidade.