A Unicamp anunciou que o Hospital de Clínicas irá receber a tabela SUS Paulista com o diferencial de produção ao final de três meses. Essa foi a solução encontrada para que o hospital não perdesse verbas com a nova modalidade de remuneração implantada no Estado neste ano.
Após um impasse inicial, o Hospital de Clínicas da Unicamp informou que foi comunicado pelo governo do estado que a instituição irá receber os repasses da tabela SUS Paulista de acordo com a produção.
A informação foi passada pela superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, após encontro com o secretário de Saúde Eleuses Paiva e Priscilla Perdicaris, secretária-executiva da Pasta.
Elaine explicou que em um primeiro momento houve uma adequação no repasse e que o HC vai receber pela produção do hospital com um valor diferenciado que deve ir de duas a quatro vezes a produção, de acordo com o procedimento. Após isso, o hospital vai receber um adicional no final de cada mês.
Ainda conforme a superintendente, o problema foi causado devido ao tipo de contrato do HC com o Estado. Com relação a Unicamp, os valores estarão ajustados até o final do mês de maio.
O secretário de Saúde Eleuses Paiva disse que o orçamento do Hospital de Clínicas está na secretaria de Ciência e Tecnologia e não na Saúde.
O secretário defendeu a implementação da tabela SUS Paulista já que os valores não eram reajustados há mais de 20 anos e reafirmou que o Hospital de Clínicas não terá diminuição nos recursos recebidos.