As prefeituras de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste, Indaiatuba, Americana, Limeira, Sumaré, Itatiba, Pedreira e Louveira começaram a liberar as doses da vacina contra gripe para toda a população. A decisão foi tomada após orientação do Ministério da Saúde em ampliar a faixa de idade que pode ser imunizada, agora, a partir de 6 meses.
Em Campinas, os 68 centros de saúde vão aplicar o imunizante. Os horários variam conforme a unidade, e não há necessidade de agendamento.
Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização da cidade, informou que a única restrição, é em caso de febre. Completou, ainda, que todo o município está abastecido para a demanda.
Em Americana, qualquer unidade básica de saúde aplica a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção da unidade da Praia Azul, que tem horário das 8h às 20h. A cidade já imunizou 24,4% do público-alvo.
Em Sumaré, a campanha de vacinação contra a gripe acontece em todas as unidades de saúde. Nas UBSs da Vila Soma e Veccon, o atendimento é de terça e quinta. Na unidade do Cruzeiro, às quartas-feiras.
Em Limeira, a vacina já está disponível nos 16 pontos de imunização de rotina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Já em Indaiatuba, as unidades de saúde abrem das 7h30 às 16h30 distribuindo as vacinas para toda a população.
Santa Bárbara d’Oeste oferece as doses em 14 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento.
Em Valinhos, a imunização é dada também nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 15h. As exceções são a UBS Vila Santana, que aplica vacinas no período das 9h às 15h, e das UBSs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que também atendem sem intervalo, mas das 9h às 18h.
A vacina, em Louveira, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Assim como também para Itatiba, a partir desta sexta-feira (2). As doses são aplicadas nas unidades de Atenção Primária à Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A Secretaria de Saúde de Pedreira informou também que ampliou a vacinação em todas as UBSs.
Para se vacinar, os adultos precisam levar documento de identificação com foto. No caso de bebês e crianças, deve ser apresentada pelo responsável a carteirinha de vacinação.
Cada município irá decidir, de acordo com a situação epidemiológica e estoque da vacina, se vai ou não ampliar a faixa etária da população que pode ser imunizada.