A ordem de serviço para o início das obras do primeiro reservatório que deve armazenar águas da chuva da Avenida Princesa d’Oeste ainda não foi assinada pela Prefeitura de Campinas. O piscinão para evitar enchentes na região será construído na Praça de Esportes do Paranapanema, na Rua Alaíde Nascimento de Lemos, na Vila Lemos. A equipe de reportagem da CBN Campinas foi até o local e constatou que ainda não há indicativos de obras no espaço. O anúncio do consócio vencedor da licitação aconteceu há quase três meses.
A proposta vencedora ofereceu o maior desconto no valor estimado da Prefeitura, que era de R$ 213,3 milhões. Com o abatimento de 3,41%, o poder público vai desembolsar R$ 206 milhões para a implantação do piscinão.
Durante entrevista à CBN Campinas, Vicente Abreu, ex-presidente da Sanasa e da Agência Nacional de Águas, citou a importância da obra e a relação com as constantes mudanças climáticas.
Outros piscinões ainda estão previstos para construção nas regiões das avenidas Princesa d’Oeste e Orosimbo Maia, além de alargamentos de calhas de rios e outros reservatórios para diminuir as enchentes no município.
A Prefeitura de Campinas informou que está finalizando a licitação do primeiro piscinão na Princesa d’Oeste e nas próximas semanas terá condições de oficializar a contratação, com a homologação, e assinar a ordem de serviço para o início das obras.
Com relação às próximas etapas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que trabalha na elaboração dos editais.