Uma equipe de voluntários para ajuda humanitária partiu neste sábado em um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para o Rio Grande do Sul. A equipe conta com 28 médicos, além de enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, veterinários e 11 bombeiros voluntários que vieram de estados do Nordeste para ajudar quem já trabalha no estado após a catástrofe climática que já deixou mais de 100 mortos e milhares de desabrigados.
Além dos voluntários, a aeronave cedida pela companha aérea Azul ainda levou 3 toneladas em doações arrecadadas em Campinas, como alimentos, remédios e fraldas.
O pouso foi realizado em uma base da Força Aérea Brasileira (FAB) em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O principal aeroporto da capital gaúcha, Salgado Filho, está fechado pelo menos até o final deste mês, pois a pista e as dependências do terminal estão alagadas.
O último balanço do governo do Rio Grande do Sul aponta mais de 440 mil pessoas que não podem ficar em casa por causa das enchentes que invadiram os imóveis.