Treze de Maio é nome da principal rua do comércio de Campinas, mas também uma data muito importante na história do Brasil. Só que muita gente que frequenta e trabalha nesse endereço não sabe disso. O comerciante Antônio Paulino trabalha na 13 há 30 anos. Ele diz que sabe que a data é importante, mas não lembra a razão.
O estoquista Diogo Fernando também não lembra porque é importante, mas ele gosta muito da diversidade de produtos encontrados no comércio da região.
O dia 13 de maio entrou pra história por ter sido a data em que a Princesa Isabel, então regente do Brasil, assinou a Lei Áurea em 1888. A data também simboliza o Dia da Abolição, que também tem rua em Campinas.
A Treze de Maio surgiu incialmente como São José fazendo a ligação entre o que era conhecido como região periférica da cidade e a Estação Fepasa.
Essa Estação era responsável por escoar a produção de café de Campinas e de várias cidades do interior de São Paulo que chegavam até aqui.
A 13 é um dos pontos mais afetivos dos campineiros por já ter tido teatros imponentes, ser endereço da Catedral e ter recebido os bondes que circularam até 1968.
Apesar de não se lembrar do significado da data, o seu Antônio conta que é muito grato pelo o que conquistou trabalhando no comércio da 13.
Mesmo com a concorrência dos shoppings e do comércio online, o Diogo conta que prefere a rua do comércio.
Para o taxista Ricardo Verdeiro que trabalha há sete anos na 13 de Maio o espaço precisa de mais atenção do poder público.
A rua 13 de Maio passou por duas revitalizações. No começo dos anos 2000 e a última foi entregue em dezembro de 2022.