O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) inaugura neste sábado (18), uma sala expositiva inédita e permanente dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia. A cerimônia será às 10h e a abertura ao público, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.
Os visitantes poderão conhecer a cronologia da vida de Hercule Florence e as experiências relativas à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totens, painéis e QR Codes explicativos.
O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista, e contará com ações educativas e recursos de acessibilidade.
Programação
A abertura da sala contará com uma mesa de debates com a presença de Fernanda Pitta, curadora; Rubens Fernandes Jr., historiador e colecionador de fotografias; e Sérgio Burgi, diretor do Instituto Moreira Salles, com medição de Francis Lee, diretora do Instituto Hercule Florence, além de uma visita guiada com representantes do Festival Hercule Florence e do Instituto Hercule Florence.
No domingo, dia 19, será realizada uma caminhada fotográfica com a proposta de explorar a história de Campinas por meio da arte da fotografia. Com saída prevista para 9h, no MIS, o roteiro inclui visita ao centro de Campinas, chegada ao busto de Hercule Florence, no Largo São Benedito, passagem pela antiga casa de Hercule Florence, no marco zero da cidade, e retorno ao MIS. A caminhada conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.