Uma contribuição para o meio ambiente e para os motoristas. Essa é a ideia da inspeção veicular realizada pela EMDEC em uma base móvel que tem estado em diferentes pontos da cidade. Nesta semana quem passa praça pela praça da Concórdia pode fazer o teste. Veículos movidos a etanol, gasolina, gás natural ou diesel podem participar. O inspetor de manutenção de autos Júlio César Silveira explica que o procedimento é todo feito por computadores com supervisão dos servidores.
Ao final do diagnóstico o motorista ainda recebe um relatório com os fatores que contribuíram para aprovação ou reprovação do veículo no teste. A reprovação não gera nenhum tipo de multa, mas serve como guia para que os problemas sejam corrigidos.
Entre os itens observados estão o funcionamento do motor, vazamentos de óleo e fluidos, estado de conservação do escapamento, ausência da vareta medidora do óleo, fixação e conexões das mangueiras. A inspeção é feita com o veículo em aceleração. O diagnóstico leva cerca de 10 minutos.
No carro do aposentado Marcos Torres estava tudo certo. O salva-vidas Ambrósio de Assis é morador na região, parou pra se informar e diz que pretende levar o carro pra passar pela inspeção.
A inspeção é de graça e segue na Praça da Concórdia até esta quarta-feira das 9h às 12h e das 13h às 15h30. Nos dias 16 e 17 de maio estará no estacionamento do DG Atacado no Satélite Íris.