As instituições que estão recebendo doações para os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul estão priorizando outros produtos além de roupas e sapatos neste momento. Água potável, produtos de higiene pessoal e limpeza são os mais necessários.
Em um primeiro momento as roupas, calçados e cobertores foram os itens mais lembrados pelas pessoas na hora de fazer uma doação para quem perdeu tudo na maior tragédia climática na história gaúcha. Entretanto, com a previsão de que o tempo de permanência das famílias nos abrigos seja prolongado outras necessidades surgiram.
Os Correios estão recebendo e transportando gratuitamente doações feitas nas agências em todo o Brasil. São aceitos: água potável, alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama e banho e ração para pet.
Todas as unidades do Poupatempo também continuam recebendo doações, porém, existe uma sugestão de produtos como: água sanitária, balde, desinfetante, detergente, detergente em pó, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luva de látex, pano de chão, rodo, sabão em barra, sacos de lixo, saponáceo, vassoura, aparelho de barbear, absorventes, entre outros itens de higiene e limpeza.
As prefeituras da região continuam com as campanhas e seguem a mesma linha de arrecadação neste momento. A Prefeitura de Vinhedo tem apoiado campanhas feitas pelos comerciantes da cidade.
Em Limeira o Fundo Social mantém a campanha “Limeira Solidária – Solidariedade Sem Fronteiras” desde 6 de maio. Nesta semana, até sexta-feira (17), a iniciativa recebe doações de água, itens de higiene pessoal e limpeza, entre outros produtos.
Em Valinhos a prefeitura fará uma campanha específica de doações para vítimas do flagelo das enchentes no sul na próxima quinta e sexta-feira e também no sábado. Uma carreta disponibilizada por uma empresa ficará no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) das 8h às 19h. No sábado a campanha será das 8h às 12h.
Piracicaba ainda recebe doações de água, produtos de limpeza e higiene no Centro Cívico que fica na rua Antônio Corrêa Barbosa.
A Prefeitura de Campinas continua recebendo cobertores, agasalhos e roupas. Segundo a administração o que não for doado aos gaúchos será remanejado para a Campanha do Agasalho.
No site juntoscomriograndedosul.com.br, uma iniciativa do Grupo EP, é possível ter acesso a lista completa de cidades que se mobilizaram por doações para o estado. Também dá pra confirmar os pontos de endereço e itens priorizados.