Campinas começou nesta sexta-feira (25) a aplicação da nova vacina contra a covid-19. A dose será voltada para crianças de 6 meses a 4 anos; além de pessoas com comorbidades e grupos prioritários. Esta versão da vacina está atualizada para a nova subvariante da doença.
Os grupos prioritários são pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença, independente do número de doses prévias: idosos, trabalhadores da saúde, gestantes.
O município recebeu cerca de 5 mil doses e a imunização acontece em todos os 68 centro de saúde.
Para receber a dose não é preciso agendamento. Basta apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).
Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários, para se imunizar com essa nova dose, deve esperar um intervalo 3 meses após a imunização anterior
A recomendação é uma dose semestral para grávidas e idosos. E uma dose anual para os demais dos grupos prioritários.
Considerando-se quem não faz parte de grupos prioritários, a nova dose é disponível para adultos que nunca receberam imunizante contra covid-19.
Ainda entre as recomendações, pessoas com sintomas gripais ou que foram diagnosticadas com covid-19 precisam esperar pelo menos quatro semanas para receber a nova vacina.