Números divulgados pela Prefeitura de Campinas, nesta quarta-feira (29), mostram que aumentou em 39,48% o número de pessoas em situação de rua neste ano no município, na comparação com o censo realizado na cidade em 2021.
De acordo com os dados informados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, atualmente são 1,3 mil pessoas morando na rua. No levantamento de três anos atrás, eram 932. Na apresentação desta quarta-feira, a administração também mostrou que além dos 1,3 mil há outras 257 pessoas já acolhidas, totalizando neste caso 1.557.
A Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro, explicou esses números. Ela também citou o perfil dos moradores de rua atualmente em Campinas.
O censo apontou também que metade das pessoas entrevistadas estava de passagem pela cidade e outras 41,2% afirmaram que pretendem morar em Campinas.
Ainda na reunião desta quarta-feira, a Secretaria comentou que 464 pessoas em situação de rua voltaram para as cidades de origem entre 2023 e 2024.