Mais de cem mil moradores de campinas já pegaram dengue este ano. É muita gente que sofreu e que ainda sofre com os sintomas fortes da doença. Um deles é o cansaço extremo. Uma fraqueza que derruba os pacientes – literalmente. Isso pode durar vários dias e até semanas… Mesmo depois que a dengue já passou e que o vírus já saiu do corpo.
A aposentada Cecília Costa venceu a dengue há poucos meses. Ela fez todo o acompanhamento médico, mas mesmo assim lembra como foi difícil.
Essa fraqueza e cansaço continuaram por mais um período mesmo depois da dengue.
De acordo com os especialistas não existe uma explicação certa pra esse cansaço prolongado. Mesmo cada organismo reagindo de uma maneira, como explica a infectologista Carolina Ribeiro do Vale.
Ela diz que o paciente pode ficar de 2 a 6 meses com esse cansaço prolongado chamado de síndrome da fadiga crônica. E isso acontece mais nas mulheres.
Ainda segundo a especialista a dengue causa uma inflamação muito grande no corpo e a luta do sistema imune contra o vírus é que pode gerar esse cansaço. Essa é uma explicação parcial já que o mesmo mecanismo acontece em outras doenças.
Caso o cansaço persista a orientação é que o paciente busque se alimentar corretamente, pratique exercícios físicos e se isso também não adiantar procure atendimento médico.