As ações da Operação Direção Segura Integrada do Detran-SP registraram em maio um aumento de 164% no total de veículos fiscalizados no comparativo com o mesmo mês de 2023. No total foram 53 mil veículos abordados nas ações de maio de 2024 em todo o Estado, contra 20 mil no mesmo período de 2023. As operações foram realizadas por agentes do Detran-SP com apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Se as abordagens aumentaram, o índice de recusas à realização do teste do bafômetro durante as ações também apresentou aumento de 77,9% em maio deste ano. O Detran-SP contabilizou 1.354 motoristas que não sopraram o bafômetro no mês passado, contra 761 no mesmo mês de 2023.
Em relação aos motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo registrou um aumento de 18,3% das ocorrências em relação a maio do ano passado. Foram 71 casos em maio último, contra 60 no mesmo mês de 2023.
Dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869 além da cassação da CNH.