Cresce casos de hepatites B e C; Campinas terá mutirão

Foto: Centro de Oncologia Campinas/Divulgação

Dados da Secretaria de Saúde mostram que os casos de moradores de Campinas diagnosticados com hepatites B e C aumentaram entre 2022 e 2023. No caso da B subiu 40,8%, e na C a alta foi de 38,8%.

A hepatite C tem como principal via de transmissão o contato com sangue, mas a via sexual também pode ser considerada. Ela é a principal causa de transplantes de fígado. Não há vacina para essa infecção, mas o tratamento oportuno registra alta taxa de cura.

As duas hepatites costumam estar relacionadas à metade dos casos de câncer de fígado. A doença afeta principalmente homens de 55 a 65 anos e é considerada uma das mais letais.

Entre 2022 e 2023, o número de mortes por câncer de fígado na cidade aumentou. O total foi de 71 para 86, variação equivalente a 21,1% no período.

Já os casos de câncer de fígado registrados passaram de 75 para 82 entre 2017 e 2018, o que corresponde a um aumento de 9,3%. Neste caso, o município informou que acompanha a incidência da doença com base no Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP Campinas), com dados de 2010 a 2018.

Josué Nazareno de Lima, médico infectologista e coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, explica sobre a doença. O médico ainda complementa que o exame é a única forma do paciente descobrir o diagnóstico.

No próximo sábado, dia 20 de julho, será realizado um mutirão de prevenção ao câncer de fígado, em Campinas. A ação será no Centro de Oncologia Campinas (COC), no distrito de Barão Geraldo, a partir das 8h. Não é necessário se inscrever, é preciso levar apenas documento com foto e comprovante de endereço.

No local haverá testes gratuitos para as hepatites B e C, e sífilis. Já os exames mais detalhados, como ultrassom, serão direcionados aos pacientes com suspeita de câncer para diagnóstico. Se houver confirmação da doença será feito encaminhamento para tratamento adequado conforme cada caso.

Os atendimentos são por ordem de chegada e devem ser encerrados por volta das 13h, ou antes deste horário se todas as vagas forem preenchidas. A expectativa é atender 500 pessoas.

A ação terá ainda aplicação de vacinas previstas no Calendário Nacional para adultos, incluindo a dose contra hepatite B.

Para o evento, a organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene, que serão entregues à Prefeitura para envio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.