Campinas: Saúde amplia vacinação do HPV para pessoas até 45 anos

foto: Carlos Bassan

A Secretaria de Saúde de Campinas deu início a aplicação de vacina contra HPV para pessoas de até 45 anos que fazem profilaxia pré-exposição ao HIV. A dose está disponível nos 68 centros de saúde e a medida deve contemplar 2 mil pessoas atendidas pelo Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Em entrevista ao Estúdio CBN a coordenadora do programa de imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, falou sobre a importância da ampliação do público alvo.

 O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV no mundo. No Brasil, estima-se que há de 9 a 10 milhões de infectados e, que a cada ano, surjam 700 mil casos novos da infecção. A orientação é para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.