Baixa umidade relativa do ar preocupa Defesa Civil de Campinas
A Defesa Civil de Campinas apresentou um balanço parcial da Operação Estiagem que vem preocupando, principalmente pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA) e de altas temperaturas.
Nesta última terça-feira (23), o índice de umidade relativa do ar chegou a 18,5%, segundo o Instituto Agronômico de Campinas. Bem abaixo do que a Organização Mundial da Saúde, entende como saudável, que é acima de 60%. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado falou sobre essa preocupação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta época do ano, com a queda da umidade relativa do ar, a vegetação fica mais seca, aumentando o número de queimadas. Um levantamento realizado entre os dias, 1º de maio 22 de julho, captou 257 focos de incêndio por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A defesa civil também alertou a população para fazer denuncias caso veja algum foco de incêndio, principalmente propositais, como completa Furtado.
Denúncias para queimadas criminosas e solturas de balões devem ser feitas diretamente na polícia Militar pelo número 190.