SP reduz taxa de juros de linha de crédito para pescadores do Tanquã

Foto: Edijan Del Santo/EPTV

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo anunciou a redução de 5% para 3% da taxa de juros anual da linha de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, destinada à aquicultura, para a região atingida pela tragédia ambiental no Rio Piracicaba.

A medida tem o objetivo de apoiar as famílias que têm o rio como fonte de renda.

Segundo o levantamento inicial da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, mais de 30 famílias dependem do rio para o sustento.

Para ter acesso à linha de crédito com taxa especial, os pescadores devem procurar a Casa da Agricultura de Piracicaba.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Piracicaba está cadastrando as famílias ribeirinhas para que elas possam receber, neste primeiro momento, cestas básicas para garantir o mínimo para sobrevivência. A prefeitura vai consultar o governo estadual para saber o que mais pode ser oferecido.

O Ministério da Pesca não respondeu aos pedidos de esclarecimentos feitos pela CBN Campinas para entender como o governo federal também pode ajudar neste caso.

A operação para retirada dos peixes mortos em Tanquã deve terminar nesta sexta-feira (26), segundo previsão inicial da prefeitura. Até agora, mais de 100 toneladas de peixes mortos e resíduos foram retirados do Rio Piracicaba na área do minipantanal paulista.

A expectativa de ambientalistas é que o Rio Piracicaba demore até 20 anos para ter um nível de vida aquática semelhante ao de antes do despejo de mel de cana-de-açúcar, em 7 de julho. Isso, se não acontecerem novas mortandades no período.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.