O Hospital PUC-Campinas comunicou que enfrenta uma superlotação no Pronto-Socorro Adulto do Sistema Único de Saúde, o SUS. A unidade informa que tem capacidade instalada de 20 leitos, mas possui, até essa quinta-feira (25) contabilizou 75 pacientes internados, todos de alta complexidade.
Segundo a unidade, entre as demandas de maior complexidade estão pacientes com problemas cardiovasculares, neurológicos e com doenças respiratórias “exacerbadas por causa do inverno”.
Conforme levantamento do Portal G1, isso representa um atendimento 275% acima da capacidade. Em maio, a unidade já havia enfrentado outra situação de atendimento muito acima da capacidade.
Diante do cenário, e “para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento de qualidade”, a unidade informa o quadro atual para que a população busque outras instituições de saúde.
O Hospital PUC-Campinas não tem um atendimento Porta Aberta pelo SUS, e na teoria, recebe apenas pacientes encaminhados pela rede.
Mas a unidade informa que todos que procuram a unidade por demanda espontânea passam por classificação de risco, e que “há uma busca grande de casos de alta complexidade” no momento. Ainda segundo o comunicado, o Hospital tem trabalhado “em conjunto com a Secretaria de Saúde para remanejamento dos pacientes menos complexos”. “A superlotação é comunicada diariamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross)”