Quem precisa realizar exames de rotina pela rede municipal de Campinas, vem enfrentando problemas desde a última quinta-feira. O motivo é que os serviços foram novamente suspensos por conta do novo sistema de informações do Laboratório Municipal.
A Nair Dourado Oliveira, ouvinte CBN, falou sobre o problema que vem afetando os tratamentos de saúde dela e do marido.
No início do mês de julho entre os 10 e 17 esses mesmos exames também foram suspensos, na ocasião teria sido pela troca do sistema o que também gerou transtornos aos pacientes.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas informa que o Laboratório Municipal precisou realiza desde a manhã da última quinta-feira, 25 de julho, novos ajustes no sistema de informação para comunicação com aparelhos de bioquímica e, por isso, houve necessidade de adiar parte dos exames de rotina.
A nota ainda informa que estão mantidas todas as análises ligadas aos casos de urgência, emergência, pré-cirúrgicos, queixas agudas e consideradas inadiáveis em classificação de risco. Seguem disponíveis também exames que representam a maior parte de demandas na rotina da estrutura, como hemograma, urina e fezes.
“A expectativa é de normalização do sistema na próxima semana. Ele foi trocado na primeira quinzena do mês para modernizar e agilizar exames analisados pelo Laboratório Municipal. Os exames que precisaram ser interrompidos estão nos eixos sorologia, bioquímica e imunoquímica”.