A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta Metropolitana em Campinas deixará de oferecer exames de raio-x entre esse domingo (28) e quarta-feira (31) para a troca do equipamento, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura. Os exames serão retomados na quinta-feira (1º). As quatro UPAs receberão novos equipamentos, de forma escalonada, até o final de agosto.
A orientação é para que, nesse período, a população busque atendimento, preferencialmente, em outras UPAs. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi orientado a encaminhar para outras unidades pacientes atendidos pelo serviço e que possam necessitar do exame. Aqueles que estiveram na UPA, em observação, e precisarem de raio-x, também serão transportados pelo Samu para outra unidade.
Segundo a Prefeitura, o raio-x digital está implantado nas UPAs desde 2019, mas as imagens ficavam no computador e do radiologista e era preciso imprimir o exame para que o médico recebesse o resultado. Hoje, o sistema de raio-x digital está integrado com os computadores instalados nos consultórios médicos, nas salas de emergência e na observação das UPAs.
O acesso às imagens deve ser ampliado. Além dos equipamentos, haverá também a troca do sistema de processamento de imagens (Sistema PACS). Esse sistema vai permitir, por exemplo, que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e as UPAs acessem raio-x que tenha sido realizado em qualquer unidade da Rede Mário Gatti.