O número de multas de trânsito aplicadas pelo sistema de videomonitoramento em Campinas cresceu 686,9% em 2024. O levantamento foi realizado pela a Emdec após solicitação da EPTV e do Portal A Cidade ON. Ao todo, foram 2.117 autuações só no 1º semestre de 2024, contra 269 do mesmo período do ano anterior.
As principais infrações são por transposição de pista e estacionamento irregular, mas o sistema de monitoramento remoto também aplica multas por parada sobre a faixa de pedestre, parada em local proibido e transitar na contramão.
- Estacionamento irregular (local proibido, em vaga de curta duração, etc.): 398
- Transposição de pista: 1.715
- Parada sobre a faixa de pedestre: 1
- Parada em local onde é proibido parar e estacionar: 1
- Transitar pela contramão: 2
O monitoramento é feito por 9 câmeras instaladas pela Emdec, a maioria na região central. Segundo Claudionor de Sá, gerente de operações da Emdec, mesmo à distância a fiscalização é permitida por lei.
Ainda de acordo com a Emdec, os valores arrecadados com o pagamento das multas são aplicados em melhorias no trânsito da cidade, como sinalização, engenharia de tráfegos e educação de trânsito. E ainda ressalta que o ponto entre a avenida Moraes Sales e Irmã Serafina, recordista de irregularidades, soma 53 acidentes de trânsito nos últimos cinco anos, 4 deles com vítima fatal.